segunda-feira, 30 de abril de 2012
Casa Nova é Destaque na Feira Expovinis, em São Paulo!
Os
vinhos produzidos na região do Vale do São Francisco, principalmente no
município de Casa Nova, no Norte da Bahia, são alguns dos destaques da Expovinis,
feira que realizou até na quinta-feira dia (26) de abril em são paulo. Durante o evento, 419 expositores apresentaram cerca de 5.000 rótulos entre vinhos tinto , branco, rosé e espumante.
Além das bebidas produzidas na Bahia e em Pernambuco, a mostra reúne vinícolas
de estados brasileiros como o Rio Grande do Sul e
países como Chile, Argentina, França, Itália, Portugal e Grécia. Grandes
importadoras também terão estandes no evento, assim como empresas
especializadas na venda de acessórios, como adegas e taças.No Vale do São Francisco, somente a vinícola situada na cidade baiana de Casa Nova realiza uma produção anual de 3 milhões de litros de vinho (brancos e tintos, suaves e secos), brandies e espumantes.
Este potencial levou os empresários do setor a apostarem em outro tipo de negócio: o turismo. Lançada como primeiro destino de enoturismo do Nordeste do país, em 2009, a Fazenda Ouro Verde, em Casa Nova, já festeja a sua primeira colheita. A média anual de pessoas que visitam as instalações da vinícola Miolo saiu literalmente do zero para uma média mensal de 1,5 mil turistas.
Entre os visitantes, gente de Salvador, Recife, Fortaleza, João Pessoa, Campina Grande e mesmo os moradores do Sudeste, além de franceses e italianos, que apreciam um bom vinho.
Além de boas bebidas, quem visita a região pode apreciar um passeio a bordo do Vapor do Vinho, embarcação típica que percorre alguns trechos do Rio São Francisco e do Lago de Sobradinho, finalizando a viagem na Fazenda Ouro Verde, onde está situada a vinícola Miolo. Lá, os turistas podem adquirir bonés, camisetas, hidratantes feitos à base de uva, baldes de gelo e até embalagens mais sofisticadas.
Entre os produtos mais vendidos estão os proseccos e os espumantes de moscatel (esses são mais doces). Os gastos de cada turista variam de R$ 70 a R$ 700. (www.miolo.com.br).
I Encontro Interestadual da Imprensa do Semiárido levará participantes à roteiro enoturístico pela região
Petrolina sediará, nos dias 01 e 02 de maio, o I Encontro Interestadual da Imprensa do Semiárido em Pernambuco e Bahia. O evento reunirá profissionais de comunicação dos dois estados e traz na programação, entre outras coisas, palestras sobre temas como a 'Liberdade de Expressão e o Desafio da Imprensa no Sertão'.
Outro atrativo do Encontro é o roteiro turístico que conta com o apoio da Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Turismo. A programação ocorrerá a partir das 9h, amanhã (01). O intuito é apresentar aos participantes do evento o roteiro enoturístico denominado “Vapor do Vinho”, que inclui visitas a Fazenda Ouro Verde (com degustação de vinhos) em Casa Nova-BA e a Fazenda Fortaleza (com degustação de uva e manga). O “Vapor do Vinho” é realizado no Vale do São Francisco desde abril de 2011 e leva os visitantes a um passeio pelas águas do Velho Chico e do lago da represa de Sobradinho/BA, onde é feita a eclusa.
Segundo informações da secretária de Turismo de Petrolina, Nadja Batista, o roteiro enoturístico é um um atrativo a mais para o turismo da região, sendo o único do tipo na América Latina. “O Vapor do Vinho é único na América Latina por integrar aspectos naturais, através das belezas do Rio São Francisco, técnicos, com a realização da eclusa em Sobradinho e enoculturais, propiciados pelas visitas às vinícolas. O roteiro tem atraído turistas de outras nacionalidades e a demanda que era de 200 pessoas, inicialmente, hoje já atende cerca de 3.200 por fim de semana. E tudo isso é positivo não só para o turismo em si, já que consequentemente movimenta a economia local”, ressaltou.
Texto: Patrícia Pinheiro (Estagiária de Comunicação)
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Petrolina
30/04/2012
Acirradas as discussões políticas no município de Casa Nova
20 de Abril de 2012 Cidade
De um lado a situação inaugura obras, do outro lado, o grupo opositor faz manifestos que aparentemente atrapalha o brilho dos eventos.
Nem sequer começaram as campanhas políticas oficialmente, e os movimentos políticos é motivo de bate-papo em cada esquina, ruas, redes sociais.
Na manha desta sexta-feira, 20 de abril de 2012, a administração em nome do prefeito Orlando Xavier, inaugurou nas dependências dos prédios municipais na praça principal, entrega de 01 unidade Móvel Odontológica, Farmácia Básica de Saúde e assinatura da ordem de serviço da reforma e ampliação do Centro de Saúde.
Por outro lado, manifestantes na BR 235 à altura do km 60 tocaram fogo em pneus jogados na pista.
O motivo da revolta seria a construção de uma praça à beira da BA. A construção pode interromper o comércio no local, informam alguns dos manifestantes.Coincidentemente, aconteceram minutos depois do anuncio de inauguração das obras da Prefeitura Municipal.
As duas grandes representações políticas no município são o Prefeito atual Orlando Xavier e da Oposição Wilson Cota representante do PMDB local. Embora, haja a 3ª (Terceira) opção de voto este ano, o então pré-candidato Carlos Gomes Silva (PPL), que afirma: “Sou candidato e não vou desistir”. Afirma
fonte: adailtonsantana.com
PP de Sento Sé lança pré-candidatura de Fárida Ribeiro à prefeitura
“o povo de Sento Sé está indignado com a atual gestão"
Primeira mulher a postular o cargo majoritário de Sento Sé, no Norte da Bahia, Fárida Ribeiro (PP), teve seu nome lançado como pré-candidata à prefeita do município neste fim de semana, durante o primeiro encontro municipal da sigla que se transformou numa grande festa cívica e popular, na manhã de sábado (14). Sento Sé atravessa a pior crise econômica e social da sua história, agora ainda mais agravada com a seca que assola a Bahia. A população da cidade demonstrou que quer mudanças, através das manifestações de carinho e apoio à pré-candidata progressista. O evento foi realizado na Câmara Municipal, depois de uma carreata que saiu do aeroporto e percorreu as principais avenidas e ruas da cidade.O presidente do PP municipal, Bruno Pesqueira, afirmou que “o povo de Sento Sé está indignado com a atual gestão que não corresponde à expectativa da população. As ruas estão esburacadas, a água é de má qualidade, a saúde pública é precária e por isso o povo está querendo mudança a todo custo”, disse ele.De acordo com Bruno, a terceira via representada por Fárida Ribeiro tem tudo para vencer as eleições, “pois se trata de um nome respeitado e que surgiu da vontade da maioria do povo de Sento Sé que não suporta mais sofrer com tanta desigualdade social no município”.Fárida Ribeiro disse em seu discurso que há muito que fazer para melhorar a vida do povo de Sento Sé e criticou “a situação catastrófica que vive o município”, citando vários problemas de infraestrutura, a falta de estradas vicinais, a situação precária da BA 210, a falta de segurança, o único banco existente na cidade fechado há mais de 45 dias depois de ser assalto, problemas na educação, saúde, recreação, e falta de projetos para a agricultura, pecuária, entre outros. “É para trabalhar muito e mudar essa realidade que estou colocando o meu nome para avaliação do povo de Sento Sé”.Participaram do ato inúmeras autoridades políticas e empresariais, entre elas o residente do PP de Casa Nova, vereador João Honorato, que representou o deputado federal João Leão, ausente por problemas de saúde, o vereador Wilson Pesqueira, de Sento Sé; o presidente da Câmara de Vereadores de Umburanas, Herval Lopes, lideranças políticas de Sobradinho e Remanso, e ainda o ex-diretor da empresa Frutimag Ltda, Jairo Vaz, atual superintendente Atração de Investimentos da Seagri.
domingo, 29 de abril de 2012
Porteiro da prefeitura de Sobradinho pode ser preso
Evaristo Junior
Da Redação
Da Redação
No dia 3 de abril do corrente mês, o
servidor público da prefeitura de Sobradinho, Bahia, Charles Freud
Barbosa, conhecido popularmente como Charles Bundão, ocupou espaço na
Rádio Cidade – durante o programa Revista da Cidade, apresentando por
Valtermário Pimentel – e fez graves acusações contra o ex-vereador
Evaristo Junior, o deputado Roberto Carlos (PDT) e o ex-prefeito Luiz
Berti usando o codinome de ‘Eduardo’. Chateados, Evaristo é Luiz Berti
decidiram entrar com ação na justiça.
Segundo Evaristo, o acusado é linha de
frente do grupo político comandado pelo prefeito Genilson Silva (PT).
“Ultimamente toda população do Vale do São Francisco tem ficado
estarrecida com algumas palavras e alguns panfletos apócrifos que
algumas pessoas do grupo do prefeito tem feito contra o deputado Roberto
Carlos, inclusive fazendo graves acusações contra a minha pessoa e o
ex-prefeito Luiz Berti. Para nós não foi surpresa esse sujeito usar o
espaço do programa para fazer acusações levianas usando o nome falso,
inclusive tentando prejudicar a própria emissora”, relata.
Evaristo lamentou o comportamento de
pessoas ligadas ao grupo do prefeito que foram as ruas comemorar as
acusações feitas pela Polícia Federal contra o deputado Roberto Carlos
(PDT). “No passado quando o deputado federal Josias Gomes foi denunciado
no caso do mensalão nós lamentamos o fato, no entanto, hoje o
comportamento de nossos adversários foi vil, fizeram de tudo para tentar
enlamear a vida de nosso deputado que mais tem ajudado o povo da
barragem. O fato de usar o pseudônimo de Eduardo mostra do que é capaz
esse povo que se encontra na prefeitura”.
Ele relata quais as providencias que estão
sendo tomadas: “Na verdade todos conhecem a voz do Charlão onde de nada
adiantou usar a identidade falsa. Diante da gravidade decidimos entrar
com uma queixa crime”. O ex-vereador faz um diagnóstico sobre a vida do
acusado: “Quem é Charles Alves Barbosa – Ele tem alguns apelidos:
Charles Bundão, Charles Fogueteiro, então por ai agente tira o nível
desse tipo de gente. Ele é concursado, ocupando o cargo de porteiro,
estou com a relação do Tribunal de Contas dos Municípios, ninguém nunca
viu esse rapaz na porta de um órgão público da prefeitura municipal
cumprindo o horário de trabalho, vamos ingressar, também, com outra ação
para que ele restitua o dinheiro que ganhou sem trabalhar”, informa.
Por outro lado, o âncora do programa
Revista da Cidade, afirmou durante programa que a assessoria jurídica
da emissora está tomando as devidas providências.
sábado, 28 de abril de 2012
Moradores de Pilão Arcado denunciam desmando
Os moradores do município de Pilão Arcado/BA insatisfeito com a atual administração do prefeito João Porfírio (PMDB), denunciam desmando na cidade e dizem que durante os 4 anos de gestão nada foi realizado em beneficio da população que mora na zona rural. “Aqui não existe educação, saúde, infraestrutura, dentre outros. Estamos parados no tempo e vivendo de promessas que nunca foram compridas”, disse Dona Niva.
Mãe de 5 filhos, residente na Lagoa do Eduardo, dona Niva diz ainda que um dos seus filhos parou de estudar por conta que o ensino é ruim. “Infelizmente ele deixou de ir para escola porque o prefeito e irresponsável e não cuida da educação, ele só faz promessas e não executa nada, até hoje estamos esperando um poço que ele prometeu para a comunidade, estamos sem água por conta dele”.
Por outro lado, ela fala sobre a situação caótica da saúde. “Para ser atendido no hospital municipal temos que ir dormir na fila, caso contrario ficamos sem atendimento e quando consegue a consulta não tem remédio no hospital”.
Já o morador Nilson Rodrigues de Oliveira, da comunidade Sítio Geraldo, diz que o gestor está ciente do que vem acontecendo e não toma nenhuma providência porque não quer. “João sabe das nossas dificuldades, aqui o ensino é de péssima qualidade, os alunos não tem merenda e quando tem as comidas estão vencidas. Já fomos à Secretaria de Educação e pedimos providências, mas até hoje nunca resolveu nada”, lamenta.
SENTO SÉ TERÁ A PRIMEIRA INDÚSTRIA DE CEBOLA DO NORTE E NORDESTE
Secretário Eduardo Salles
O município de Sento Sé, localizado no Território de Identidade Sertão do Francisco, terá a primeira indústria de processamento de cebola do Norte e Nordeste. O empreendimento, da Cooperativa de Produtores de Cebola de Sento Sé, tem previsão de inauguração até o final deste ano (2012), agregando valor à produção, criando novos postos de trabalho e gerando renda e riquezas.
Resultado de convênio de cooperação técnica e financeira assinado há cerca de um ano entre a Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri)/Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), e a cooperativa, a indústria vai produzir pasta de cebola, cebola picada e em conserva. A indústria vai processar a cebola que, embora de boa qualidade, não é consumida pelo mercado por ser pequena e disforme, chamada de “chupeta”. Na quarta-feira (25), ao chegar a Sento Sé para reunir-se com produtores rurais, na programação da 27ª edição da Seagri Itinerante, o secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, visitou as instalações da fábrica. “O que vocês estão fazendo aqui, com consultoria do Sebrae e do Senai, deve servir de exemplo para outras regiões”, disse Salles, lembrando que a Bahia é o segundo maior produtor nacional de cebola, mas ainda importa o produto industrializado de vários estados, entre eles Santa Catarina. De acordo com o presidente da cooperativa, Arionaldo de Oliveira Lima, a indústria tem capacidade instalada para processar quatro toneladas/dia/turno de cebola, mas tem potencial para ampliação e diversificação da produção. A área plantada de cebola em Sento Sé é de 2.350 hectares. A maior parte da produção é comercializada para São Paulo. “Estamos realizando um sonho”, disse Arionaldo, destacando que “este avanço é fruto de muito trabalho e da parceria com o governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura”. |
sexta-feira, 27 de abril de 2012
PILÃO ARCADO: Sertão do São Francisco terá mais assistência técnica e extensão rural
Em pilão Arcado....
Secretário de Agricultura
Os agricultores familiares, pescadores e apicultores
do município de Pilão Arcado, no Território de Identidade do Sertão do
São Francisco, terão a assistência técnica e extensão rural (Ater)
ampliada, com a atuação de 65 novos técnicos que serão destinados à
região.
Secretário de Agricultura
Os agricultores familiares, pescadores e apicultores
do município de Pilão Arcado, no Território de Identidade do Sertão do
São Francisco, terão a assistência técnica e extensão rural (Ater)
ampliada, com a atuação de 65 novos técnicos que serão destinados à
região.
A região ampliará significativamente a assistência
técnica com um profissional para cada 100 agricultores, de acordo com a
Secretaria de Comunicação do Governo da Bahia. Somente em Pilão Arcado
serão 12 técnicos, o que significa um grande ganho para milhares de
agricultores familiares com assistência técnica de qualidade.
Ainda segundo a Secom, a Superintendência de
Agricultura Familiar da Seagri (Suaf) informou também que Pilão Arcado
está dentro do Programa Estadual de Apicultura, elaborado pela Câmara
Setorial da Apicultura. O programa prevê que para cada grupo de 50
apicultores será instalada uma casa de mel, com um agente de apicultura
para acompanhar e orientar o trabalho.
Wilson Dias explicou que esses agentes poderão ser
jovens do município, treinados pelos técnicos da Empresa Baiana de
Desenvolvimento Agrícola (EBDA). Além da apicultura, a equipe da Seagri
debateu com os produtores de Pilão Arcado demandas da
ovinocaprinocultura e da piscicultura.
quarta-feira, 25 de abril de 2012
Um dos melhores Micaretas da Bahia
Prefeito Zé Filho Da Cidade de Remanso, além de está mostrando trabalhos, faz também uma das
melhores festas da bahia.
Assinar:
Postagens (Atom)